Jasconews


 Portugal é dos países onde mais se trabalha

 
Portugueses cumpriram 41,1 horas semanais de trabalho em 2016, acima do valor negociado em contratação coletiva. contabilizadas 1796,6 horas ao longo do ano
Os portugueses estão entre as populações que mais horas trabalham. Segundo dados da Eurofound - Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho, os empregados lusos a tempo inteiro cumpriram no ano passado 41,1 horas de trabalho semanal, um registo que coloca Portugal na quinta posição entre um total de 29 países.

O Reino Unido conta com o valor mais alto de horas habituais de trabalho (42,3 horas), seguindo-se o Chipre (41,7), a Áustria (41,4) e a Grécia (41,2). Polónia e Portugal contam igualmente com 41,1 horas. Todos estes valores ultrapassam a média da União Europeia a 28 e al5 (40,3 e 40,2 horas, respetivamente).

De sublinhar, ainda, o facto de as horas de trabalho em Portugal ultrapassarem em mais de uma hora e meia o valor negociado em contratação coletiva e que, de acordo com os cálculos da EuroFound, foi de 39,4 horas no ano passado, ou seja, o quinto mais elevado entre 21 em relação aos quais há dados. Os valores negociados em Portugal são de 35 horas na Função Pública e Banca, mas podem alcançar as 40 noutros setores.